quarta-feira, 26 de junho de 2013

LUÍS AUGUSTO CASSAS: POEMA

(Iberê Camargo)
 
 
SUMMA DOMINICAL
 
Se eu fosse eterno
jamais buscaria o significado da vida
nem realizaria o milagre do amor
esse sol queimando os campos da alma
O prazer e a dor seriam eternos
e a vida a infinita repetição
de um tedioso existir banhado em eternidade
 
Se eu fosse eterno
jamais retornaria ao paraíso
Oh dias imperfeitos mas belos!
Qual o interesse de ver Deus face a face?
Perder-me-ia no redemoinho das  noites
fechado no círculo da inócua vaidade
Para que compreender o mistério da existência?
Não haveria razão para sonhar
 
Mas como sou humano e o coração bate
curvo-me à foice dos dias
e o belo o bem a verdade e a justiça
são eternos em mim porque findo
O meu brilho é mais-que-perfeito
porque cessa em mim a claridade
 
E nisto consiste a minha alegria:
o sofrimento de sempre concluir-me
é que torna única a minha vida
ainda que de concluso o tempo que disponho
eu realize a minha obra mais sonhada:
o sentido insubstituível desta sinfonia
concluída mas inacabada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário