segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O ROMANCE CATÓLICO: GUSTAVO CORÇÃO LIÇÕES DE ABISMO


Contam que Rilke, depois dos primeiros versos que o vento lhe ditou nas altas penedias de Duíno, viveu doze anos com aquele germe, em viagens, em mudanças, em desperdícios, em guerras, até o momento de realizar, em quatro dias, como quem morre, as suas elegias perfeitas. Não será sempre assim? Não será a própria vida uma longa e desarrumada atividade dos bastidores para uma fugaz apoteose?
___________________

Este é o ponto de suprema importância: a harmonia, a composição exata, o contraponto das horas, que agora se tornou possível.

___________________

Lá estão nos armários os dorsos imóveis das dez mil testemunhas que ouvi. Que me dissestes vós, ó gregos? Que me contastes vós, ó homens inquietos de meu tempo? Corro os olhos: lá vejo um título que me traz à memória uma análise austera, com cifras, com neologismos, leis, teoremas, colorários, para me provar que o homem vive de pão; acolá, duma lombada com letras de ouro, sai uma voz a dizer-me que não só do pão vive o homem. Economistas, profetas, historiadores, filósofos que continuam a dizer que viram mais longe, porque subiram em ombros de gigante, e filósofos que se obstinam em dizer que mais longe chegaram porque das bagagens antigas se alijaram; humoristas que choram escondidos, poetas que escondidos se riem; hagiógrafos, exegetas, hermeneutas, psicólogos, ensaístas; vozes pausadas, vozes ardentes, vozes minuciosas, vozes entrecortadas; quem de vós, quem se eu gritar me responderá, ó aprendizes angélicos!?

Lições de abismo. Ed. Agir

2 comentários:

  1. Que beleza! Mais uma bela postagem.

    Adicionei seu blog ao meu.

    Abraços.

    Jefferson

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jefferson, obrigado por visitar o Poesia Diversa e adicionar meu blog no seu. Gustavo Corção é um dos nossos maiores romancistas, assim como Cornélio Penna, Octácio de Faria e Lúcio Cardoso. Esses escritores foram marginalizados pela crítica.É lamentável. Em breve devo postar mais fragmentos de Lições de Abismo e também fragmentos do grande romance Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. Um abraço.

    ResponderExcluir