(Gastone Biggi)
Outras Visões do Outono
I
A morte é forte
por que evoca sempre
a queda.
Como pedra
caindo sempre
contra o chão.
Mas não quebra.
Negar é vão.
No pacto final
seu ato ecoa: “vida”!
E a morte perde-se
belamente,
onde cega o estigma.
II
Um lunático domou meu corpo
na noite cheia de brumas.
Em todo lado a morte ria,
e ria alto de minha fúnebre escultura.
Tétricos contornos,
sombras ancestrais,
na arcaica angustia de ser findo,
ouvindo surtos irreais:
“Não há saída”.
O infinito fagulha
no silêncio invisível do nunca.
Mas não vemos o elo irrestrito,
sereno.
O lunático é a música
maculada dessas brumas...
III
Corcéis cegos
seguem na estiagem oculta
sem tempo.
São moinhos invioláveis
e nem se movem,
o ilusório é que atua
no ato estático,
insondável.
O ser liberto mergulha
no avesso do primeiro gesto,
no princípio do verbo
que não existe,
como nem essa canção existe.
IV
Três vezes te perdi
na discrepância
do esquecimento,
mas te vejo no vento
do estigma.
Sempre vem a voz
de um quase enigma.
Outra vez esse algoz
sedutor,
que em metade é morte,
metade amor.
E a terceira face
a noite do mundo encobre,
na guerra labiríntica das sombras,
anteriores à vida.
V
Colossal angústia
da muda serpente
que passa rente
à inexistência.
O inefável labirinto absoluto
está em tudo.
A essência é o enigma,
e a morte toca as margens
com dedos surdos.
Somos o estigma do vento
na estiagem do infinito.
.
***
Santos, outono 2011.
I
A morte é forte
por que evoca sempre
a queda.
Como pedra
caindo sempre
contra o chão.
Mas não quebra.
Negar é vão.
No pacto final
seu ato ecoa: “vida”!
E a morte perde-se
belamente,
onde cega o estigma.
II
Um lunático domou meu corpo
na noite cheia de brumas.
Em todo lado a morte ria,
e ria alto de minha fúnebre escultura.
Tétricos contornos,
sombras ancestrais,
na arcaica angustia de ser findo,
ouvindo surtos irreais:
“Não há saída”.
O infinito fagulha
no silêncio invisível do nunca.
Mas não vemos o elo irrestrito,
sereno.
O lunático é a música
maculada dessas brumas...
III
Corcéis cegos
seguem na estiagem oculta
sem tempo.
São moinhos invioláveis
e nem se movem,
o ilusório é que atua
no ato estático,
insondável.
O ser liberto mergulha
no avesso do primeiro gesto,
no princípio do verbo
que não existe,
como nem essa canção existe.
IV
Três vezes te perdi
na discrepância
do esquecimento,
mas te vejo no vento
do estigma.
Sempre vem a voz
de um quase enigma.
Outra vez esse algoz
sedutor,
que em metade é morte,
metade amor.
E a terceira face
a noite do mundo encobre,
na guerra labiríntica das sombras,
anteriores à vida.
V
Colossal angústia
da muda serpente
que passa rente
à inexistência.
O inefável labirinto absoluto
está em tudo.
A essência é o enigma,
e a morte toca as margens
com dedos surdos.
Somos o estigma do vento
na estiagem do infinito.
.
***
Santos, outono 2011.
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