sábado, 19 de março de 2011

EMIL CIORAN: AFORISMOS


“Ninguém pode conservar sua solidão se não sabe fazer-se odioso."

“O grande crime da Dor é haver organizado o Caos, havê-lo convertido em universo".

“O paraíso é a ausência do homem.”

“O verdadeiro saber reduz-se às vigílias nas trevas: só o conjunto de nossas insônias nos distingue dos animais e de nossos semelhantes.”

“O momento em que pensamos ter compreendido tudo dá-nos ar de assassinos.”

“O combate que travam em cada indivíduo o fanático e o impostor faz com que não saibamos nunca a quem nos dirigir.”

“Deus é um desespero que começa onde todos os outros acabam.”

“A obsessão pelo suicídio é própria de quem não pode viver, nem morrer, e cuja atenção nunca se afasta dessa dupla impossibilidade.”

“Sobre um planeta que compõe seu epitáfio, tenhamos a dignidade suficiente para nos comportar como cadáveres amáveis.”

“Quanto mais convivemos com os homens, mais nossos pensamentos se obscurecem; e quando, para aclará-los, voltamos à solidão, encontramos nela a sombra que eles projetaram.”

“Quando nem sequer a música é capaz de salvar-nos, um punhal brilha em nossos olhos; nada mais nos sustenta, a não ser a fascinação do crime.”

“Nas épocas em que o Diabo prosperava, o pânico, o horror, as desordens eram males que gozavam de proteção sobrenatural: sabia-se quem os provocava, quem presidia sua expansão; hoje, abandonados a si mesmos, transformam-se em “dramas interiores” ou degeneram em “psicoses”, em patologia secularizada.”

“O que irrita no desespero é sua legitimidade, sua evidência, sua “documentação”: é pura reportagem. Observe, ao contrário, a esperança, sua generosidade no erro, sua mania de fantasiar, sua repulsa ao acontecimento: uma aberração, uma ficção. E é nessa aberração que reside a vida e dessa ficção que ela se alimenta.”

2 comentários:

  1. Identifico-me muito com o que li.
    Deixo aqui um aforisma que me ocorreu e que já utilizei anteriormente:

    Esperança é uma simples questão de instinto de sobrevivência.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Jorge, amigo, Cioran foi um dos grandes filósofos do século XX. Praticante de uma escrita cortante, mordaz, fatalista... ler Cioran é ser obrigado a pensar! Ainda bem que a editora Rocco vai reeditar seus livros este ano. Fique atento com a reedição de obras fundamentais como Silogismos da Amargura e Breviário da decomposição... estou louco para comprar logo esses livros...Belo aforismo, o seu. Um abraço.

    ResponderExcluir