sábado, 5 de junho de 2010

A ARTE DA XILOGRAVURA: ENTREVISTA COM SEVERINO BORGES







1 – Quando ocorreu seu contato inicial com a arte da xilogravura?

Desde pequeno que vejo esse trabalho, em casa e na casa de meu tio J. Borges, mais foi em Olinda que comecei fazer minha xilo, estava desempregado e Pai (AMARO FRANCISCO) me chamou para ajudar ele e aí eu comecei 94 se não me engano.

2 – Fale um pouco sobre as origens da xilogravura.

Na minha família começou com J. Borges depois pai, Amaro Francisco e aí pelos primos e outro da família, tudo pela necessidade de sobreviver.

3 – Quais são suas influências nessa arte?

Eu consegui criar outros artigos que antes as pessoas não tinham, como bolsas, azulejos que já tinha no Ceará e em Pernambuco não, e em Recife fiz uma loja com o nome XILOGRAVURA isso deu uma divulgação de boca a boca muito legal. Na casa da cultura em recife tem 105 lojas e só tinha xilo na minha loja aí os clientes procuravam pela casa, com isso as outras lojas começaram a comprar aos outros artistas também, com isso a xilo foi lá pro auto virou moda em recife e no Brasil.

4 – Como você vê a relação entre a arte da xilogravura e a poesia?

Tem tudo haver, nossa arte começou por conta da poesia, J. Borges fez sua primeira xilo para um de seus cordéis, uma anda de lado da outra. A xilo pernambucana começou por conta da poesia popular os cordéis.

5 – Quais artistas você destacaria na arte da xilogravura?

Têm muitos. Admiro muito J. Borges por ser o pioneiro na minha família e meu Pai AMARO FRANCISCO, analfabeto, pedreiro sem nenhuma formação só a da vida, fez xilos maravilhosas.

Xilogravura.zip.net

4 comentários:

  1. Adoro xilogravuras. Que lindas. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Também aprecio muito essa arte. Existe muitos grandes poetas que foram xilogravados ou tiveram sua poesia representada por gravuras, como Dante, Milton, a própria Bíblia, e sobretudo nossa poesia de cordel. Um grande abraço, poeta Nydia!

    ResponderExcluir
  3. essa família dos borges é mesmo de muito talento. hoje destaco severino como o maior da nova geração e seu irmão sílvio que no último dia 16/01/2011 inaugurou seu lindo atelier as margens da br 232 em bezerros e que tem um belo acervo de obras com um preciosismo jamais visto antes, vale apena conferir...

    ResponderExcluir
  4. eu vou fazer uma tarefa sobre ele nota 10 vc e o melhor leitorrrrrrrr

    ResponderExcluir