domingo, 1 de novembro de 2009

DANTE ALIGHIERI: A PORTA DO INFERNO


Inferno, Canto III

Vai-se por mim à cidade dolente,
vai-se por mim à sempiterna dor,
vai-se por mim entre a perdida gente.

Moveu justiça o meu alto feitor,
fez-me a divina Potestade, mais
o supremo Saber e o Primo Amor.

Antes de mim não foi criado mais
nada senão eterno, e eterna eu duro.
Deixai toda esperança, ó vós que entrais.

________________________________

Per me si va ne la cittá dolente,
per me si va ne l’Etterno dolore,
per me si va tra la perduta gente.

Giustizia mosse Il mio alto fattore;
Fecemi la divina Podestate,
La somma Sapienza E’L Primo Amore.

Dinanzi a me non fuor cose create
se non Etterne, e io etterna duro.
Lasciate ogne speranza, voi ch’intrate.

Tradução: Italo Eugenio Mauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário