sexta-feira, 1 de abril de 2011

ENTREVISTA COM A POETA SÔNIA BRANDÃO




1) – Como ocorreu seu contato inicial com a literatura?

Logo que aprendi a ler. Ganhei uma coleção de 12 livros de histórias infantis, que me fascinaram. A partir daí não parei de ler.


2) – “Desde o dia em que nascemos/ o espelho nos vê como terra”. Sua escrita expressa uma forma contemplativa ou reflexiva sobre as coisas, transitando por gêneros lingüísticos como o aforismo. Comente essas características.

Prefiro não chamar de aforismo o que escrevo. O aforismo trabalha com ideias, eu apenas tento criar imagens com o mínimo de recursos.

3) – “Entre anjos, arcanjos e potestades/ estou onde deveria estar.” O máximo no mínimo. Brevidade e concisão. Lirismo e reflexão. Seus escritos poéticos expressam uma legítima confluência entre imagens e conceitos lembrando o escritor Antonio Porchia. Comente sobre suas influências literárias.

Os poetas que eu mais leio são João Cabral, Drummond, Eugênio de Andrade, Ledo Ivo, Fernando Pessoa. Posso ter esquecido algum. Agora, não sei dizer que influência recebi de um ou outro.


4) – Como é seu procedimento ao escrever?

Busco a economia de linguagem. Quando um poema sai mais longo, muitas vezes é cortado. O objetivo é chegar ao essencial.


5) – Qual sua visão sobre a internet como espaço de divulgação literária?

A internet propicia uma forma eficaz de exposição da obra literária enquanto está sendo criada. Conhecemos muitas obras por meio dela, assim como muitos leitores nos conhecem (talvez você, sem a internet, jamais soubesse quem é Sônia Brandão).

4 comentários:

  1. Hilton, muito obrigada.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Blog da poeta:
    http://passaroimpossivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Sônia!

    Já era tempo de ser descoberta e dar essa entrevista onde também falou o necessário!

    Parabéns, GK!

    Abraços!

    Mirze

    ResponderExcluir
  4. A imagem expressa por meio de palavras em versos revela a plenitude do poder de concisão da poesia de Sônia Brandão. Gostaria de trocar impressões em correspondência eletrônica com ela, se souber o e-mail.

    ResponderExcluir